Voltar para o site do Festival

quarta-feira, 11 de março de 2009

Trocadilho e metalinguagem em busca de Beckett


Samuel Beckett é uma das principais referências do teatro do século XX e influencia a produção artística contemporânea com suas obras, muitas delas, consideradas fundamentais para a consolidação da estética do teatro do absurdo.

Motivado pela obra “Esperando Godot”, do dramaturgo e escritor irlandês, um grupo de artistas cariocas montaram o espetáculo “Esperando o Doutor” que estará em cartaz no Fringe. O nome não é mera coincidência com a obra beckttiana. “É um trocadilho mesmo com o texto de Beckett mais conhecido no Brasil”, conta Maira Holzabch, produtora do espetáculo.

O texto escrito pelo gaúcho Tiago Conte, que assina também a direção, narra a história de quatro atores que tentam montar justamente a peça de Beckett. “É uma metalinguagem, um espetáculo de camarim, com muita ironia sobre o que é ser ator. Sempre fui muito fã do texto de Beckett pela forma verdadeira como ele trata as coisas, embora seja uma referência nonsense”, relata Tiago.

Ele também conta que essa é a primeira vez que o grupo vem a Curitiba. “Sempre me falaram que no Festival é teatro pra todos os lados, várias companhias, uma efervescência. Por isso estamos muito felizes e ansiosos para nos apresentarmos em Curitiba”.

Esperando o Doutor
Teatro Novelas Curitibanas
de 26 a 28 à meia noite

4 comentários:

  1. Fico muito contente em saber que tem mais um texto inspirado em Beckett. O meu trabalho é um work in process de Dias Felizes e será apresentado no Espaço FALEC dias 22,23,24 e 25.
    Vou ver o esptáculo de vocês. Tenho um grupo de estudos de Beckett (no Rio de Janeiro)e já montamos Todos os que caem no ano retrasado e ano passado Eleutheria, a primeira peça de Beckett, e relegada porele. Não dá para entender porque a peça é ótima.
    Até já.
    Merda pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza q a peça será um sucesso........ para fazer jus aos trocadilhos... "esperamos vocês".

    ResponderExcluir
  4. Maravilha. Fico muito feliz. Assiti no Rio e adorei.A doidinha é fantástica!! Sucesso a vocês queridos!

    ResponderExcluir