O diretor geral do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, anunciou que a parceria com o banco Itaú está consolidada, mesmo num cenário de crise, e que já começa a preparar a partir do próximo mês a edição de 2010. “O Festival tornou o seu relacionamento mais estreito com o banco Itaú, que é o patrocinador máster, o que permite o planejamento da edição do próximo ano a partir de abril”, afirmou, ao fazer o balanço dos 12 dias do Festival de Curitiba.
O Festival de Curitiba acontece de 17 a 29 de março e trouxe a cidade mais de 300 espetáculos nacionais e internacionais. Além do Itaú, patrocinaram a edição deste ano a Volkswagen, Denso, Spaipa e a Vivo.
Knopfholz considerou o resultado do Festival de Curitiba bastante hesitosa. A Mostra 2009 teve representatividade grande, mas que deverá ser ampliada no próximo ano. “Teremos uma mostra geograficamente mais aberta”, ressaltou. Ele disse também que o Festival teve algumas “pérolas” como Rainhas, A mulher que Ri e a Mulher que escreveu a Bíblia, espetáculos não comerciais que ganharam maior destaque no evento.
Para 2010, Leandro disse que manterá a curadoria atual – Celso Curi, Tânia Brandão e Lucia Camargo – na Mostra 2009 e no Fringe deverá incentivar parcerias com prefeituras, centros de pesquisa teatral e organizações que atuam nesse segmento. “Não pretendo limitar a quantidade de peças, mas aumentar o número de empresas que tenham interesse em trazer espetáculos”, afirmou.
Em 2010, o Festival de Curitiba pretende manter a filosofia de ser um grande ponto de encontro de profissionais ligados às artes. “Temos o compromisso de tirar as pessoas do cotidiano, possibilitando o encontro e a troca de experiências”, afirmou. Como exemplo, citou a possibilidade de o diretor Ulysses Cruz trabalhar em parceria com o Circo Roda Brasil e o envolvimento da cidade com o evento.
A respeito do Fringe, Leandro reafirmou que a mostra permanecerá aberta, sem curadorida, mas com a tendência de que os grupos se reúnam em núcleos específicos. “O Fringe é um sistema operacional aberto e a minha visão em relação a este evento é a do Festival de Edimburgo”, declarou.
O Festival de Curitiba será realizado em 2010 de 16 a 28 de março, com o banco Itaú sendo patrocinador master.
Aos amigos - Autor(Nelson de Sá)
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário