Voltar para o site do Festival

quinta-feira, 5 de março de 2009

Espetáculos de rua movimentam Fringe



Dez espetáculos de rua fazem parte da programação do Fringe, no Festival de Curitiba. Companhias de todo o país ocupam as ruas e praças da cidade para apresentar trabalhos que vão desde intervenções e circo até drama e comédia, transformando a cidade em um grande palco.

O ERRO grupo, de Florianópolis, vem ao Festival há quatro edições apresentando espetáculos de rua. Este ano, a companhia mostra Escaparate (foto), trabalho que propõe um percurso pela arquitetura urbana, com um ponto de encontro entre o público e o privado, revelando a condição de casais que vivem em uma sociedade espetacular.

O diretor do espetáculo, Pedro Bennaton, explica que a escolha aconteceu naturalmente, sendo que o grupo sempre trabalhou com intervenções urbanas e performances.

“O Festival de Curitiba oferece uma abertura muito importante para as peças de rua, que, geralmente, são marginalizadas. Para nós é um estímulo muito importante”, diz Bennaton.

A Praça da Espanha será palco de A Origem dos Babacas, produção do Instituto Luz Fomento Cultural, de Curitiba. O espetáculo mescla linguagens de comédia dell´arte e teatro do absurdo para falar sobre o amor e a falta dele.

Márcio Pheper, que dirige a montagem, acredita que a receptividade do público no teatro de rua mostra o interesse das pessoas por cultura, além de valorizar a arquitetura da cidade.

“Curitiba é linda e é um cenário maravilhoso. A arte tem que fazer parte do cotidiano da cidade”, salienta Pheper.

3 comentários:

  1. Em cartaz desde 2007,"Um Grito Parado no Ar" de Gianfrancesco Guarnieri, montagem com a Cia. Nuvem da Noite/Ribeirão Em Cena e direção de Gilson Filho é sucesso de público e crítica. O elenco, formado por Camila Deleigo, Joubert de Oliveira, Matheus Guerardi, Nane Silva, Neusa Maria de Souza e Roberto Edson estará em cartaz no teatro Odelair Rodrigues (Av. Sete de Setembro,2434) nos dias 18/03 às 15h00, 19/03 às 21h00, 20/03 às 21h00 e 21/03 às 18h00. Ingressos R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia).

    A peça gira em torno de um grupo de teatro em processo de trabalho e que enfrentam dificuldades dentro e fora dos palcos. Nesta situação, o espectador assiste a montagem de um espetáculo e como funciona o processo de criação do ator quando a mística do teatro é desnudada.

    Para aumentar a tensão, credores intervêm a todo o momento retirando equipamentos e serviços prestados a companhia. Quando despojados de tudo, resta ao grupo de artistas somente um uníssono grito final, símbolo da luta, mas também da sobrevivência frente à opressão reinante.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!!!!!! Estaremos na categoria rua com o espetaculo "BELEZA NEGRA", uma grande homenagem à cultura negra. Com muito axé, samba, hip hop, história, reggae, danças, festas e muito mais, a cultura que é uma das bases da formação da cultura brasileira estará sendo contada em um misto de emoção e alegria!!!!!!!!
    Quem quiser saber mais sobre o grupo, visite o nosso blog:
    http://aslucianas.blogspot.com

    BELEZA NEGRA
    Praça Osório
    dias 24,25 - 12 hrs
    dia 26 - 18 hrs
    Evento Gratuito

    ResponderExcluir