Voltar para o site do Festival

segunda-feira, 16 de março de 2009

A cerimônia de adeus de Walter Benjamin - por Valmir Santos



Frequentadora assídua do Fringe (Werther, Licurgo - Olhos de Cão), a Companhia do Cão, de São Paulo e de constantes parcerias com a Companhia da Obesidade, retorna à mostra com um teatro mais essencialmente de ideias para tocar outras vicissitudes humanas.

Com dramaturgia de Celso Cruz e atuação de Marcos Suchara, a peça O Anjo da História recorta passagem agonizante da vida do escritor judeu Walter Benjamin. Na ficção, ele joga xadrez consigo prestes a cometer suicídio, única saída vislumbrada diante do cerco nazista.
A ação transcorre num quarto de hotel da fronteira entre França e Espanha, em 1940. Debilitado física e emocionalmente, mas com intacta clareza de argumentos quanto à realidade e o destino, o pensador marxista trava dialogo com o seu Daemon (interpretado por Dill Magno), “o anjo grego, a alma, o responsável por revelar nossos destinos e nossa vocação”, como anota Cruz em seu blog (http://cronicasdecelsocruz.blog.terra.com.br/2008/07/08/sete-coisas/).

Benjamin aguarda veredicto das autoridades para abandonar a Europa em busca de liberdade ou cair nas mãos do regime de Hitler. “Um trabalho muito difícil, de arqueólogo mesmo, no meio das ruínas e, ao mesmo tempo, de enfermeira no meio do berçário, esse que estamos fazendo”, afirma Cruz.

O retrato dessa dolorida paisagem histórica levou autor e equipe a espreitar sete convicções relativas à existência: o real é absurdo; o mal é banal; o bem não é; a vida segue em frente; não é mole conversar com o daemon; escritores sempre se fodem; e a verdade tem 49 degraus. O projeto venceu o segundo concurso de montagens teatrais do Centro da Cultura Judaica (SP), no ano passado.
Quem viu Suchara nos solos anteriores, não tem do que se frustrar nesse vôo filosófico por aquele pedaço da história da humanidade plasmada no presente de todos, seja qual for o chão do planeta que pise.

Espetáculo: O Anjo da História
Local: Mini Guaira
Datas e horários: dias 20 às 21 horas, 21 às 12 horas
Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Um comentário: