Voltar para o site do Festival

sábado, 14 de março de 2009

Eric Lenate segue ofício de Antunes Filho - por Valmir Santos

Ator (in)formado pelo Centro de Pesquisa Teatral, o CPT de Antunes Filho, em São Paulo, Eric Lenate revelou-se em 2008 um diretor acurado em sua juventude para aferrar as rédeas do vigoroso texto de Silvia Gomez, O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade.

Foi possivelmente o trabalho interno que mais descolou da sombra antuniana. O diretor vem assumido a condição de coordenador em projetos como que paralelos no território dos cursos do CPT/Sesc, caso da série Prêat-à-Porter, como a delegar asas.

Lenate as tem e demarca autonomia – ele também fez parte do elenco de A Pedra do Reino (2006), por exemplo. E agora aporta no Fringe com a direção de Cartas do Poeta - Processo de Criação, em atuação solo de Ivo Muller – ambos abrigados na recém-criada Companhia das Cartas.
Ao enunciar “processo de criação”, o grupo quer dizer que o espectador é convidado a partilhar um caminho “anterior” ao espetáculo, ao qual raramente lhe é facultado acesso. Às vezes, o período de ensaio de uma peça resulta em sinapses brilhantes que nem sempre são reafirmadas lá adiante, após a estreia – a nova montagem de Lenate, independente, está prevista para o segundo semestre.

O percurso escolhido é o do estudo esmiuçado da obra do tcheco Rainer Maria Rilke (1875-1926), sobretudo o seu clássico Cartas a um Jovem Poeta. A amizade epistolar entre o escritor e o aspirante Franz Xaver Kappus é emendada a trechos de outros textos do autor, como Elegias de Duíno e Livro de Horas.

Espetáculo: Cartas do Poeta - Processo de Criação
Local: Teatro José Maria Santos
Datas e horários: dia 26 às 18h, 27 às 21h, 28 às 12h e 29 às 18h
Ingressos: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário