Voltar para o site do Festival

quarta-feira, 18 de março de 2009

Oceano traz o fundo do mar para os picadeiros



Meslando recursos teatrais à arte circense, Oceano traz um olhar contemporâneo para o tema no fundo do mar. O espetáculo faz parte da programação da Mostra 2009 do Festival de Curitiba, e fica em cartaz de 19 a 22 e de 27 a 29, às 21h, na Ópera de Arame.

Oceano é o segundo trabalho do Circo Roda Brasil, grupo nascido da união dos coletivos Parlapatões, conhecido pelo lado cômico e físico, e Pia Fraus, responsável pela experiência cênica com bonecos e artes plásticas.

“É muito importante o espaço do circo dentro do Festival de Curitiba. É preciso criar outro patamar para a linguagem circense e abrir outra visão para o circo no país”, destaca o roteirista Beto Andreatta.

Além de trabalhar com modalidades aéreas e de solo do circo tradicional, o grupo utiliza projeções, efeitos especiais e técnicas inspiradas em esportes radicais. “O circo lida com o desafio, o risco, o medo. Mas, além disso, utilizamos outros elementos, como a sonoplastia de Branco Melo, com uma pegada de rock n´roll, rampas de patinação e pernas de pau com molas”, conta o diretor Hugo Possolo.

Ao todo, são 21 artistas que se revezam no picadeiro, em uma ambientação do fundo do mar. “Vários números utilizam bonecos infláveis gigantes, como uma baleia de 10 metros. É importante quando o espetáculo provoca a imaginação com o espectador, para que aproveitem aquilo para ir além”, diz Hugo.