Voltar para o site do Festival

sexta-feira, 13 de março de 2009

Brecht, Lazzaratto e os estudantes - por Valmir Santos

Na condição de diretor e cofundador da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, Marcelo Lazzaratto construiu outra ponte paralela, a de um dos pedagogos que alavanca a formação de atores e de grupos oriundos da Unicamp, invariavelmente pelas mãos de Brecht - lembramos ainda naquele campus professores criadores como Marcio Aurélio, Verônica Fabrini e Alice K., entre outros.
Lazzaratto retorna ao Fringe com mais uma obra e mais uma turma de Campinas. O texto eleito é Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny. Versa sobre o culto a uma comunidade paradisíaca movida a gim e uísque, paz e harmonia presumidas, muito prazer, um lugar idealizado por três fugitivos encurralados no deserto.
Para lá destinam-se endinheirados que tudo podem, e compram, mas logo percebem-se insatisfeitos. Daí a arapuca feita de puro êxtase perpétuo. O projeto é da Companhia de Teatro Acidental.
Em edições anteriores do Fringe, Lazzaratto dirigiu Terror e Miséria no Terceiro Reich, com a Companhia Les Commediens Tropicales (atualmente em cartaz em São Paulo com sua quinta montagem, 2º D. Pedro 2º, no teatro Sérgio Cardoso), e A Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo, com a Zero Zero Companhia.

O Fringe conta ainda com outra livre versão de Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, batizada simplesmente Arapucaia, espetáculo de rua da Forte Casa Teatro, companhia de São Paulo, sob direção de Maria Eugenia Blanques de Gusmão.

*

Título: Arapucaia
Local: Praça Rui Barbosa
Datas e horários: Dias 24 e 25 às 12 horas, 26, 27 e 28 às 18 horas
Ingressos: gratuito
Título: Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny
Local: Teatro José Maria Santos
Datas e horários: Dias 18 às 12h, 19 às 18h, 20 às 21h, 21 às 12h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário