Voltar para o site do Festival

quarta-feira, 4 de março de 2009

Diretor paranaense apresenta 22 espetáculos no Festival de Curitiba



O ator, dramaturgo e diretor João Luiz Fiani tem recorde de espetáculos no Festival de Curitiba, que acontece de 17 a 29 deste mês. Ao todo, o diretor paranaense apresenta 22 montagens no Fringe, atingindo o maior contingente de trabalhos no evento.

A história de Fiani no Festival de Curitiba é antiga: ele participa desde as primeiras edições, tornando-se uma das pessoas mais presentes e atuantes do evento até hoje. Por duas vezes, participou da Mostra Oficial: em 2001 com "Cem Anos", adaptação da obra de Gabriel Garcia Marques e em 2007 encenou "Colônia Cecília" de Renata Pallotini.

Fiani salienta que o Festival é muito importante para o movimento teatral, pois faz do teatro o foco principal da cidade neste período. Para ele, isto também valoriza o trabalho da classe teatral. “Quanto mais se fala de teatro, mas o nosso trabalho é valorizado e isso é o maior presente que podemos receber”, diz.

Com mais de 30 anos de carreira, o diretor é um dos mais atuantes do Paraná. Mesmo que as suas produções aconteçam também ao longo do ano, Fiani acredita que é na época do Festival que o clima do teatro contagia as pessoas.

“Muitas pessoas que não costumam freqüentar teatro ao longo do ano, aproveitam para ir no Festival. É uma responsabilidade durante o ano que se reforça agora”, conta o diretor.

Entre os espetáculos que serão apresentados por Fiani está Nem Freud Explica, trabalho recordista de público no Festival de Curitiba. Em cartaz há nove anos na cidade, o espetáculo brinca com as terapias tradicionais e as relações entre pacientes e analistas.

Fiani também está com espetáculos infantis em cartaz no Festival, como a montagem Aladim e a Lâmpada Mágica. Numa versão leve e divertida, conta a história clássica de um menino que, com seu divertido macaquinho Abu, vive grandes aventuras na cidade de Agrabah.

Os espetáculos do diretor ocuparão 5 espaços: o Teatro Lala Schneider, Teatro Edson D´Ávila, Teatro Fernanda Montenegro, Teatro João Luiz Fiani e Teatro Paulo Autran.


Festival de Curitiba

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. 22 peças e nenhuma digna de se assistir!

    ResponderExcluir
  3. Este sujeitinho anônimo que postou este comentário, é um "sem comentário" ...
    Eu aasino embaixo.
    Osiris Duarte de Curiryba

    ResponderExcluir
  4. temos mais um diretor Fernando Maatz de ctba que mora no Rio que volta com Buk na Rua com novos "Contos de Bukowski".

    ResponderExcluir
  5. As peças do Fiani são um sucesso! Tanto é que o teatro Lala Schneider têm público o ano inteiro. Contra fatos não há argumentos... ainda mais anônimos!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Fernando Barbosa, sou ator e trabalho em SP, Ja fui várias vezes a Curitiba e assisti a alguns espetáculos do Fianni. E posso garantir que o que ele faz pode ser tudo mais esta longe de ser considerado um Autor inovador. O teatro que o Fianni produz é um teatro comercial, despretensioso e pobre, o teatro Lala vive lotado pq é o mesmo público que o frequenta, não é um novo! público de televisão que se contenta com o facil, piadas bizarras, apelativas e que o publico adora. Se ri tanto de que? E do que? Mais merece nossa admiração por levar as pessoas ao "teatro".

    ResponderExcluir