Voltar para o site do Festival

segunda-feira, 29 de março de 2010

Festival de Curitiba encerra edição 2010

O Festival de Curitiba encerrou sua 19a edição, neste domingo, com números positivos, ótimas estreias de novos eventos e grande aceitação de público e crítica. Foram 1.700 apresentações em mais de 400 espetáculos, sendo 27 na Mostra. Destes, seis estreias nacionais e um espetáculo internacional. O público total, somando todos seus eventos, chegou a 180 mil pessoas.

Entre as novidades, fizeram sucesso novos eventos como o DeRepente, voltado ao improviso, e o Guritiba, o Festival "Censura Livre", com espetáculos para o público infantil. Ambos reuniram grande público e muitos aplausos.

Já no Fringe, tiveram ótima repercussão as programações segmentadas em determinados teatros, como a Teatro Para Ver de Perto, com seleção de Chico Pelúcio, e O Melhor do Circo Paulista, de Beto Andretta. "Acredito que este é o amadurecimento natural do caminho do Fringe. É interessante que os teatros não sejam apenas um espaço cedido ao Festival, é importante que eles tenham uma linha de programação coerente", explica o diretor geral do Festival, Leandro Knopfholz.

Entre os planos para o futuro, está um aprofundamento no caminho iniciado no Fringe, com o agrupamento de linhas teatrais e conceitos em determinados teatros. A linha curatorial da Mostra, atenta para os novos horizontes em todo o país, bem como o lançamento de novas formas de expressão, prossegue em pauta para 2011. Os eventos estreantes, DeRepente e Guritiba, se juntam ao elenco fixo - Mostra, Fringe, Risorama, Mish Mash e Gastronomix - fortalecendo a mistura que transforma a cidade num grande panorama criativo e de entretenimento.

12 comentários:

  1. Parabéns a organização do festival!
    todas as peças que vi estavam ótimas!
    Não vejo a hora de começar o festival do ano que vem!!!
    ahahaha
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Achei inovadora a peça "O Enigma"

    ResponderExcluir
  3. Eu fui dia 28 na praça Generoso Marques(local indicado para a mostra do Cine 3D), e não tinha nada! Andei a praça inteirinha e não tinha nenhum local com esse cinema 3D e ninguém do festival sabia sobre isso. Falta de respeito!

    ResponderExcluir
  4. Riso no improviso superou minhas expectativas, me diverti muito!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei todas as peças do ator paranaense Ade Zanardini! Ele arrasa em tudo o que faz! O "Enigma" foi realmente instigante!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito da peça O Visitante.otima atuação dos atores. Uma pena o local deixar a desejar: um porão úmido e sem segurança...

    ResponderExcluir
  9. Que tal, a coordenação do festival de curitiba, pensar o fringe de maneira democrática para o público e não realizar a cobrança de ingressos nesta mostra!Assisti um espetáculo maravilhoso na última quarta-feira as 21hs no Teatro do MON, de um grupo de Registro: "O Burguês Ridículo", primoroso trabalho de produção e elenco e sem a cobrança de ingresso, o teatro estava absolutamente lotado e o publico pode apreciar um trabalho profissionalíssimo e de qualidade! Pensem nisso: redemocratização do Fringe, dando acesso gratuíto à população numa mostra popular de verdade. O publico do Festival dobraria com certeza. Merda e sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  10. Não é só a democratização do Fringe é o mais necessário, antes esta mostra ligada ao Festival precisa se organizar e contratar profissionais competentes para trabalhar nela. Apresentamos o nosso espetáculo pela mostra e sofremos muito pela falta de organização das pessoas que trabalhavam nela inclusive da coordenação Geral. Logísticas de horários de espetáculo mal planejados, falta de comunicação com os funcionários do local onde as apresentações estavam ocorrendo, desrespeito aos artistas que vieram de outros estados, falta de amparo e organização com os grupos de teatro de rua e muito mais. É preciso cara produção geral do Festival de Curitiba rever quem é capacitado para Trabalhar na Mostra Fringe, pois o que aconteceu nesse ano foi uma falta de respeito! Protesto a coordenação do FINGE. Organize a mostra os artistas não merecem a falta de respeito que aconteceu!

    ResponderExcluir
  11. gostei muito de um grupo de angola que trouxe um espectaculo inovador(As Formigas), pena que a organização do festival não estar a altura de acompanhar com profissionalismo a pessoas que põem tanto empenho no seu trabalho, principalmente aquelas que vêm de tão longe e esperam levar o melhor do brasil.
    um grande abraço e muita merda pro ano que vem.

    ResponderExcluir
  12. um espectaculo com toda esta magnitude publicitaria deveria velar pelo respeito a todos aqueles que vem de longe para o prestigiar,o que tem acontecido aqui e desleal.

    ResponderExcluir