Voltar para o site do Festival

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Atrações infantis no Festival de Curitiba



Uma ótima oportunidade para escolher à vontade espetáculos para o público infantil é no Festival de Curitiba – que acontece de 17 a 29 de março. O Fringe oferece 16 peças infantis, além da estréia do gênero na Mostra 2009, com Tá Namorando! Tá Namorando!, do Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza.

A expressão artística voltada para a criança não tem que ter a finalidade de educar ou ensinar, acredita o diretor e autor de Tá Namorando! Tá Namorando! (foto), Yuri Yamamoto. “A peça tem que fazer a criança pensar, refletir e tirar as suas próprias conclusões, sem ser didática”, afirma. Assim, ao assistir a um espetáculo de qualidade, a criança vai querer voltar outras vezes.

E quem pensa que fazer teatro infantil é brincadeira, está muito enganado. Yamamoto diz que esse público é até mais exigente que o adulto porque as crianças não medem palavras quando não gostam de alguma coisa. Mas de outro lado, existe a recompensa.

“A visão das crianças é interessante porque é imprevisível. Mas quando elas gostam do que estão vendo é maravilhoso e o retorno que temos também. É o que nos instiga a fazer o espetáculo”, afirma o diretor.


4 comentários:

  1. Estou muito curioso pra ver o trabalho desse grupo, que está com 2 espetáculos na progrtamação. É raro ver o nordeste por aqui. Que sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  2. Dois bons trabalho do grupo bagaceira de teatro, a marca estetica do diretor Yuri Yamamoto é muito forte nos trabalhos do grupo.

    ResponderExcluir
  3. Também estou curioso para ver esse trabalho! E aproveito para divulgar o espetáculo infantil da Cia. Sonho e Magia, de Curitiba: "Sonhos de Brincar", no Teatro da FESP. A peça trata da importância das crianças manterem vivo o poder de sonhar desde cedo. Uma bela e divertida fábula para todas as idades. Não perca este e outras produções infantis do FRINGE.

    ResponderExcluir
  4. Em cartaz desde 2007,"Um Grito Parado no Ar" de Gianfrancesco Guarnieri, montagem com a Cia. Nuvem da Noite/Ribeirão Em Cena e direção de Gilson Filho é sucesso de público e crítica. O elenco, formado por Camila Deleigo, Joubert de Oliveira, Matheus Guerardi, Nane Silva, Neusa Maria de Souza e Roberto Edson estará em cartaz no teatro Odelair Rodrigues (Av. Sete de Setembro,2434) nos dias 18, 19, 20, 21 de Março.
    A peça gira em torno de um grupo de teatro em processo de trabalho e que enfrentam dificuldades dentro e fora dos palcos. Nesta situação, o espectador assiste a montagem de um espetáculo e como funciona o processo de criação do ator quando a mística do teatro é desnudada.

    Para aumentar a tensão, credores intervêm a todo o momento retirando equipamentos e serviços prestados a companhia. Quando despojados de tudo, resta ao grupo de artistas somente um uníssono grito final, símbolo da luta, mas também da sobrevivência frente à opressão reinante.

    ResponderExcluir