Uma ótima oportunidade para escolher à vontade espetáculos para o público infantil é no Festival de Curitiba – que acontece de 17 a 29 de março. O Fringe oferece 16 peças infantis, além da estréia do gênero na Mostra 2009, com Tá Namorando! Tá Namorando!, do Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza.
A expressão artística voltada para a criança não tem que ter a finalidade de educar ou ensinar, acredita o diretor e autor de Tá Namorando! Tá Namorando! (foto), Yuri Yamamoto. “A peça tem que fazer a criança pensar, refletir e tirar as suas próprias conclusões, sem ser didática”, afirma. Assim, ao assistir a um espetáculo de qualidade, a criança vai querer voltar outras vezes.
E quem pensa que fazer teatro infantil é brincadeira, está muito enganado. Yamamoto diz que esse público é até mais exigente que o adulto porque as crianças não medem palavras quando não gostam de alguma coisa. Mas de outro lado, existe a recompensa.
“A visão das crianças é interessante porque é imprevisível. Mas quando elas gostam do que estão vendo é maravilhoso e o retorno que temos também. É o que nos instiga a fazer o espetáculo”, afirma o diretor.
Estou muito curioso pra ver o trabalho desse grupo, que está com 2 espetáculos na progrtamação. É raro ver o nordeste por aqui. Que sejam bem vindos!
ResponderExcluirDois bons trabalho do grupo bagaceira de teatro, a marca estetica do diretor Yuri Yamamoto é muito forte nos trabalhos do grupo.
ResponderExcluirTambém estou curioso para ver esse trabalho! E aproveito para divulgar o espetáculo infantil da Cia. Sonho e Magia, de Curitiba: "Sonhos de Brincar", no Teatro da FESP. A peça trata da importância das crianças manterem vivo o poder de sonhar desde cedo. Uma bela e divertida fábula para todas as idades. Não perca este e outras produções infantis do FRINGE.
ResponderExcluirEm cartaz desde 2007,"Um Grito Parado no Ar" de Gianfrancesco Guarnieri, montagem com a Cia. Nuvem da Noite/Ribeirão Em Cena e direção de Gilson Filho é sucesso de público e crítica. O elenco, formado por Camila Deleigo, Joubert de Oliveira, Matheus Guerardi, Nane Silva, Neusa Maria de Souza e Roberto Edson estará em cartaz no teatro Odelair Rodrigues (Av. Sete de Setembro,2434) nos dias 18, 19, 20, 21 de Março.
ResponderExcluirA peça gira em torno de um grupo de teatro em processo de trabalho e que enfrentam dificuldades dentro e fora dos palcos. Nesta situação, o espectador assiste a montagem de um espetáculo e como funciona o processo de criação do ator quando a mística do teatro é desnudada.
Para aumentar a tensão, credores intervêm a todo o momento retirando equipamentos e serviços prestados a companhia. Quando despojados de tudo, resta ao grupo de artistas somente um uníssono grito final, símbolo da luta, mas também da sobrevivência frente à opressão reinante.