Voltar para o site do Festival

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Uma vitrine cênica com todos os estilos e de todas as regiões do Brasil

Fringe encerra cadastramento com recorde de 463 inscrições. Grupos de 11 países se apresentam no Festival de Curitiba.


O cadastramento de peças para o Fringe 2010, que faz parte do Festival de Curitiba, trará um retrato vibrante da produção cênica das cinco regiões do País. O Festival comemora a diversidade de produções cadastradas para a mostra do próximo ano. “Estamos muito satisfeitos com a grande procura de artistas e produtores para o Fringe, que tem justamente a proposta de ser uma vitrine teatral”, explica o diretor do festival, Leandro Knopfholz.

Todo o Brasil no palco

“O Fringe é uma oportunidade única de ver numa só cidade, ao mesmo tempo, tamanha diversidade de produções”, avalia o diretor. E a lista de grupos cadastrados é mesmo de impressionar: a partir de 16 de março, Curitiba será o palco para apresentações de artistas do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Além da diversidade na distribuição geográfica de produções brasileiras, a coordenação de espetáculo comemora o aumento da presença internacional, com a participação de outros dez países. São eles: França, Itália, Espanha, Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Cuba e Peru.

Mosaico

No cenário nacional, o maior número de cadastros é do Paraná, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Porém, mais do que o grande número de inscrições, o que chama a atenção é a diversidade do mosaico de produções. Grandes centros e cidades do interior fazem parte do cadastro do Fringe 2010. Entre as companhias, por exemplo, estão grupos de Primavera do Leste, cidade do sudeste de Mato Grosso, Sabaúna, pequena cidade com 12 mil habitantes no interior de Minas Gerais, Porto Velho (Rondônia), Barcelona (Espanha), Luanda (Angola), Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru).

O cardápio diversificado de peças segue a tradição do evento, que visa abranger público de todos os gostos. Este ano o Fringe terá como novidade a reunião de diversas linhas de espetáculos em determinados teatros, buscando facilitar a identificação e escolha por parte do público.

Espetáculos de comédia, drama, passando por monólogos, teatro experimental e circo são apenas algumas das opções que os espectadores terão a sua escolha durante o Fringe 2010.

Após o encerramento dos cadastros, os mesmos estão tendo informações processadas. A programação final será divulgada juntamente com os demais eventos do Festival de Curitiba, no começo do próximo ano.

Os critérios adotados para definição das montagens no que vão entrar para a grade do Fringe são a ordem de cadastro e disponibilidade de espaços. Por filosofia, a Mostra Fringe já se firmou justamente como um palco para grupos que de outra forma teriam dificuldade de participar de um evento com o porte e a estrutura do Festival de Curitiba.